Título: Inhabiting in Financial Times: Housing and the Production of Space in Democratic Portugal [FINHABIT], 2016-2019

  • Autores

Ana Cordeiro Santos (coord.); Ana Rita Silva; André Carmo; Eduardo Ascensão; João Pedro Ferreira; João Rodrigues; Jorge Malheiros; José Reis; Nuno Serra; Nuno Teles; Raquel Ribeiro; Teresa Barata Salgueiro; Tiago Castela; Vítor Neves.

  • Descrição

O projeto FINHABIT visa estudar a relação entre a provisão de habitação e a produção de espaço em Portugal a partir de 1974.

Ao analisar a habitação neste país europeu semiperiférico – debruçando-se sobre as formas como a finança tem moldado o uso do espaço -, o FINHABIT pretende ilustrar a importância da incorporação do espaço nos estudos sobre financeirização e da financeirização nos estudos geográficos.
A financeirização, comummente entendida como o aumento da influência das motivações, dos atores e dos mercados financeiros na economia e na sociedade, revela-se de importância crucial para o entendimento da evolução recente do capitalismo contemporâneo. Todavia, enquanto é já largamente reconhecido que a financeirização aprofundou o alcance da finança entre atores e espaços, novos ou já existentes, a investigação científica tem permanecido insuficientemente atenta às tensões entre as espacialidades relacionais e territoriais.

O FINHABIT adota uma abordagem interdisciplinar, colocando o estudo da provisão de habitação nos seus contextos histórico, político e geográfico com o objetivo de expor as suas diferenciadas dimensões sistémicas, de especificidade sectorial e geográficas. O FINHABIT organiza a investigação com base em questões relevantes para o tema em estudo, que compreendem diferentes níveis, escalas e unidades de análise (por exemplo, as políticas europeias, os sectores financeiros e de habitação e a experiência dos indivíduos), assim como na consideração de múltiplas variáveis explicativas materiais e não materiais, incluindo os interesses e valores que são favorecidos (ou prejudicados) pela financeirização, e os diversos meios por que estes são promovidos (por exemplo, alterações institucionais e discurso).

  • Classificação CESSDA

Consumo e comportamento dos consumidores; Rendimentos, património e investimento/poupança.

  • Palavras-chave

Financeirização; habitação; espaço; desenvolvimento desigual.

  • Produtores

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).

  • Financiadores

FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

  • Universo

Cidadãos residentes em Portugal, maiores de 18 anos.

  • Dados

Faça o download dos dados aqui.

  • Análise online

Nesstar.

  • Referência bibliográfica

Santos, Ana Cordeiro (coord.); Silva, Ana Rita; Carmo, André; Ascensão, Eduardo; Ferreira, João Pedro; Rodrigues, João; Malheiros, Jorge; Reis, José; Serra, Nuno; Teles, Nuno; Ribeiro, Raquel; Salgueiro, Teresa Barata; Castela, Tiago; Neves, Vítor (2020): Inhabiting in Financial Times: Housing and the Production of Space in Democratic Portugal [FINHABIT], 2016-2019. Arquivo Português de Informação Social, Lisboa. APIS0059, <http://hdl.handle.net/10400.20/2078>.