O APIS incentiva e promove o depósito de dados de investigação com origem em inquéritos produzidos nas áreas da Sociologia, Ciência Política e Psicologia Social. Contudo, qualquer investigador na área das ciências sociais poderá enviar dados para o APIS.
Como depositar?
-
Comece por consultar as indicações sobre como preparar os dados e a documentação para submissão no APIS. Note que a reutilização dos dados para análise secundária ou uso pedagógico dependerá, não só da disponibilização da base de dados, como de toda a documentação útil à sua compreensão.
-
No sentido de completar a informação anterior, preencha o formulário de metadados. Este requisito de depósito permite, entre outros, creditar a equipa de investigação, fornecer informação ampliada sobre a pesquisa e referenciar publicações associadas.
-
Para uma preservação digital efetiva, preencha, por favor, a declaração de depósito. Este documento autoriza o APIS a proceder à preservação e disseminação dos dados, informando também das principais responsabilidades do arquivo. É na declaração que as condições de disponibilização dos dados são definidas pelo investigador, incluindo a possibilidade de um período de embargo.
No final, o depositante deverá ter reunido os seguintes itens:
- Base de dados
- Documentação
- Formulário de metadados
- Declaração de depósito
Poderá então submeter toda a informação através do seguinte endereço: apis@ics.ulisboa.pt.
Caso os dados a depositar não se enquadrem nestes requisitos, o APIS está disponível para apoiar na elaboração do pacote de informação a arquivar.