Estudo

Reúna a base de dados e toda a documentação associada. Por documentação entende-se todos os registos direta ou indiretamente associados ao estudo e que permitem a sua contextualização, como o questionário, cartões, instruções ao entrevistador, o relatório metodológico, publicações produzidas no âmbito do projeto e outras que se considere pertinentes.

Anonimização dos dados

Verifique se procedeu à anonimização dos inquiridos. Durante a anonimização, considere as seguintes operações:
•Eliminação de qualquer variável que possa conduzir à identificação direta de um indivíduo (ex.: nomes, moradas, código-postal, contacto telefónico, email).
•Recodificação de variáveis que possam conduzir à identificação indireta de um indivíduo (ex.: escola, código-postal, profissão, rendimentos, idade).
•Recodificação de perguntas abertas caso se verifique o risco de identificação do indivíduo (ex.: rendimentos, ocupação profissional). Neste caso, deve ser descrito o modo como se elaborou a codificação, por exemplo, a partir das categorias mais citadas pelos inquiridos.

Formatos dos ficheiros

Envie os dados e a documentação num formato preferencial. O APIS tem como formatos preferenciais o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e o Excel para as bases de dados e o Word e o PDF para a documentação que acompanha as mesmas. Estes são os formatos cujo processo de curadoria, disseminação e preservação é assegurada pelo APIS. Todos os outros formatos são aceites e migrados para formatos preferenciais sempre que possível. Caso contrário, os dados são devolvidos ao investigador.